Karate WadoKai

 Muito mais de que uma arte marcial, o Karate WadoKai é uma arte de movimento e respiração, criada com o objectivo de adquirir Coragem, Cortesia, Integridade, Humildade e Auto-Controle, e aqui reside a sua essência, para além de outros factores de carácter atlético, como aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática salutar. Aspectos que vão desde o treino físico do sistema muscular, flexibilidade,  sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc., até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade. 

Wado significa, em tradução literal para o português, "caminho (do) da paz (wa)". O estilo Wado de Karate diferencia-se dos demais pela utilização de técnicas de esquiva (sabaki e nagashi), projecção (muito comuns no Judo, no Aikido e no Ju-Jutsu) e movimentação/troca de guarda (ten-i, ten-tai e ten-gi). Já o ataque é lançado simultaneamente à defesa, visando aproveitar ao máximo a força usada pelo adversário na agressão. Um dos princípios do Wado é obter o máximo de eficiência com o mínimo gasto de energia.

Outro diferencial marcante do Karate Wado é a prática do yakusoku kumite (luta combinada): técnica de simulação exclusiva do estilo que permite aos lutadores o treino de situações de projecção, esquiva, imobilização, finalização, defesa, ataque e contra-ataque.

O Karate pode, igualmente, ser praticado como uma modalidade de competição.  Esta pode ser de Kumite (Combate) ou de Kata (Técnica), nas vertentes individual e equipa.

Classes

Crianças (dos 4 anos aos 9 anos)
Crianças e Adultos (a partir dos 10 anos)

Professor - Frederico Silva e Faustino Bandeira