Judo

O Judo é uma modalidade de combate criada no Japão em 1882 por um japonês de nome Jigoro Kano. Pratica-se a dois e rege-se por regras especificas onde está presente um certo cerimonial nipónico, o qual serve para demonstrar que um desporto de combate exige respeito mútuo dos praticantes, onde não é permitido qualquer tipo de agressão. Privilegia a técnica sobre a força e pode ser praticado independentemente da força, idade ou sexo do indivíduo, e perfeitamente adaptável em função das suas aptidões e das suas possibilidades.

Em Portugal a modalidade já existe desde 1936, contando neste momento com cerca de dez mil praticantes das mais variadas idades tendo inclusivamente conseguido uma medalha de bronze nos jogos olímpicos de Sydney pelo atleta Nuno Delgado.

O judo influencia de forma excelente a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio. A sua prática contribui para um desenvolvimento harmonioso de todos os grupos musculares do organismo. Possibilita um maior crescimento ósseo e um bom fortalecimento das articulações.

Através da relação que cria com o companheiro, a criança aprende a respeitá-lo, confiar, cooperar, ceder e resistir, responsabilizando-se pelas suas acções e a saber colocar-se no lugar do companheiro.

Por tudo isto o Judo, é do ponto de vista psíquico, uma excelente escola para a atenção, concentração e reflexão mental, desenvolvendo na criança, uma noção de respeito por si própria e pelos outros. Psiquicamente é uma actividade óptima para os tímidos pela estreita relação que possibilita, e para os agressivos é uma excelente válvula de escape.

A Unesco recomendou o Judo como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes.

Classes

Crianças (dos 4 aos 8 anos)
Crianças (dos 9 aos 14 anos)