Corfebol

corfebol 2007O Corfebol foi criado na Holanda no princípio do século XX e desde então tem-se alastrado ao resto do mundo. È um desporto que se caracteriza por equipas mistas - rapazes e raparigas que perfazem um total de 8 jogadores. O seu objectivo é marcar "cesto", o que significa que se faz passar a bola por um cesto de verga, sem tabela, colocado a 3, 5 metros de altura.

Como qualquer outra modalidade, o Corfebol apresenta um conjunto de regras que lhe dá características próprias.

A bola é disputada por duas equipas de oito elementos, 4 rapazes e 4 raparigas, e só pode ser jogada com a mão. Não pode ser driblada e os jogadores não podem dar passos com a bola na mão. A bola a utilizar é uma bola de futebol nº 5.

Em cada uma das zonas são colocados 2 jogadores e 2 jogadoras de cada equipa, designados por "quadrado": numa zona haverá um quadrado atacante e na outra um quadrado defensivo.
Os jogos têm a duração de 1 hora, 30 + 30 minutos, com 10 minutos de intervalo.

No início do jogo, da 2ª parte e depois de cada cesto marcado, a bola é jogada a partir da linha central (no meio desta). Cada cesto equivale a um ponto. Sempre que há cesto a bola é reposta pela equipa que o sofreu.

Quando o somatório dos pontos das duas equipas é par (p.ex. 1-1; 3-1; 2-2), as equipas mudam de zona. Isto significa que sempre que se marcam dois pontos, quem estava a defender passa a atacar e quem estava a atacar passa a defender.

A defesa deve ser individual e por sexo, o que quer dizer que cada jogador defensivo deve defender (marcar) um jogador atacante da equipa adversária do mesmo sexo.

Não é permitido lançar ao cesto quando se está coberto (defendido ou marcado). Estar defendido é ter um adversário defensivo do mesmo sexo, à distância de um braço, entre si e o cesto e manifestando intenção de impedir o lançamento (de braço levantado).

Parece-te difícil?! ...Não é assim tanto.
Vem aprender e diverte-te connosco!!!

Classes

Escolinha de Corfebol - Crianças (a partir dos 8 anos)
Equipas Seniores - Adultos

Horários

2ª / 4ª / 6ª feiras - 20h00 ....2h30 (Equipas Seniores)

Localização

Pavilhão Municipal da Escola Vieira da Silva, em Carnaxide

Professores - Jorge Ponciano e Alexandre Magalhães